24 de julho de 2013

Tonalizando o cabelo platinado

Como tonalizar para o Platinado? Como eliminar o amarelados e e o alaranjado do loiro? Aprenda a tonalizar o cabelos platinado nesta 2º etapa de como platinar os cabelos passo a passo.


Primeiramente cabem algumas explicações, chatinhas, mas muito necessárias. Todavia, antes de prosseguir com os detalhes acerca da tonalização,
Bom, todo cabelo possui pigmentos básicos – o amarelo, o vermelho e o azul. Através da descoloração  eles são removidos progressivamente: o 1º a ser retirado é o azul, seguido pelo vermelho e, por ultimo, pelo amarelo.
O amarelo (cor responsável pelo temido e repudiado efeito Loiro Gema) é um pigmento DIFÍCIL de ser removido. Por isso, ao descolorir até a altura de um loiro claríssimo, o cabelo tende a ficar amarelado. Só as loiras sabem da luta diária que é manter o amarelado bem longe dos cabelinhos… Para anular este efeito-gema deve-se aplicar uma coloração cujo pigmento neutralize o amarelo (não, NÃO existe tinta “branca”), seja tonalizante ou permanente.
Entrementes, antes de tudo, você deve saber distinguir qual grau de clareamento seu cabelo atingiu. Nem sempre se consegue o loiro claríssimo na primeira descoloração e, talvez, não se consiga nem com 2, 3 ou 10 (não chore tanto, o sonho platinado não é para todas…). Ao retirar o descolorante, observe.
ESTA DISTINÇÃO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA ESCOLHA CORRETA DO TONALIZANTE NEUTRALIZADOR!
A escolha errada pode vir a estragar TODO seu trabalho. Imagina ficar com o cabelo cinza, verde ou roxo ao invés do Platinado-Branquinho?
A fim de clarear um pouco as ideias (e os cabelos, rs), observe esta gravura:

A Estrela de Oswald – Colorimetria Capilar

estrela de oswald colorimetria
A Estrela de Oswald é a base das regras de colorimetria utilizadas por profissionais da área (apesar de muitos desconhecerem sua existência…). Funciona como um gráfico ou uma tabela para trabalhar o processo de coloração e neutralização de tons indesejáveis. Na prática, o profissional usa essas regras para eliminar tons incorretos ou criar uma nova cor.
Apresenta seis pontas com cores primárias e secundárias, que estão dispostas de forma que uma determinada nuance tem a sua oposta. Por exemplo, o vermelho é contrário ao verde, enquanto o laranja contrapõe-se ao azul e o amarelo, ao violeta.
Essas posições são estratégicas e foram reunidas dessa forma porque um tom ameniza ou potencializa o efeito do outro. Ou seja, para neutralizar, anular ou corrigir os reflexos e a coloração do cabelo aplica-se a cor oposta ao tom indesejado.

Dois exemplos que se encaixam neste “caso platinado”:
  1. Para neutralizar reflexos amarelos ou dourados nos fios (retirando a intensidade do reflexo) deverá ser utilizadacoloração com pigmento violeta, pois, na Estrela de Oswald, o violeta está em oposição ao amarelo.
  2. Para conseguir a tonalidade louro acinzentado, é necessário tomar cuidado. Se o cabelo está amarelado e recebe a nuance acinzentada (que tem azul) pode acontecer um efeito desagradável, já que amarelo + azul resulta em verde.

O importante é que a coloração contenha com o número “2” (numeração correspondente ao pigmento irisado/violeta).

Dicas:
cuidado com colorações cujo final seja .11, pois a grande quantidade de pigmento cinza/azul pode vir a “chumbar” (deixar cinza) seu cabelo.
recomendo colorações com o final .21, pois já observei ser a mais eficiente para neutralizar tanto o amarelado quanto o alaranjado.
-1 parte da tinta ou do tonalizante escolhido
-2 partes de OX de 10 (Sim, de 10! Afinal a intenção é tonalizar, não clarear. E, logo após a descoloração, as cutículas do cabelo já estão tão escancaradas abertas que até uma anilina comestível fará efeito!)
Faça a mistura e aplique após retirar o descolorante nos cabelos ainda úmidos. Espalhe uniformemente e massageie como se estivesse “lavando”. Tempo de pausa: aqui entra a parte “Atenção Redobrada”. A melhor forma de calcular o tempo é por meio do “olhômetro”. Geralmente 3 a 5 min. são suficientes. Quando seus cabelos estiverem com um tom branquinho, levemente acinzentado, lave bastante para retirar TODA a mistura.
FAÇA UMA MEGA-SUPER-UBER-ULTRA-HIDRATAÇÃO e pronto:
Welcome ao clube das Platinadas! (caso tudo tenha ocorrido bem… rs)

Agora é hora de aprender a tratar e manter os cabelos platinados

2 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tô na luta de tirar a raiz laranjaaaaaaaaaaa nojentaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa do cabelo..... o restante, tirando a raizzz, ta platinado...mais a raizzzzz laranjaaa....argh nãooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. TENHO EM CASA...PIGMENTO AZUL...PIGMENTO VIOLETA E PIGMENTO CINZA....

    ResponderExcluir